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Sistemas lineares: resolução de exercícios

Sistemas lineares é um assunto recorrente em praticamente todos os vestibulares. Vamos resolver alguns exercícios juntos?

Exercícios sobre sistemas lineares

QUESTÃO 1

(Fuvest) Uma agência de turismo vendeu um total de 78 passagens para os destinos: Lisboa, Paris e Roma. Sabe‐se que o número de passagens vendidas para Paris foi o dobro do número de passagens vendidas para os outros dois destinos conjuntamente. Sabe-se também que, para Roma, foram vendidas duas passagens a mais que a metade das vendidas para Lisboa. Qual foi o total de passagens vendidas, conjuntamente, para Paris e Roma?

a) 26

b) 38

c) 42

d) 62

e) 68

RESOLUÇÃO:

Vamos entender os dados que foram fornecidos e com os quais vamos montar nosso sistema:

imagem exercicio 1

Agora, vamos tentar isolar algum dos elementos. Veja que podemos substituir R na segunda equação: 

imagem 2 exercicio 1

Aplicando a distributiva chegamos a:

P = 3L + 4

O próximo passo é usar essa informação no nosso sistema. Da mesma forma que colocam R em função de P, podemos utilizar essa nova equação para colocar todos os elementos em função de L na primeira equação:

L + 3L + 4 ++ 2 = 78

imagem 3 exercicio 1

L = 16

Sabendo o valor de L, conseguimos resolver a questão usando a primeira equação:

L + P + R = 78

16 + P + R = 78

P + R = 62

RESPOSTA: D

QUESTÃO 2

(Unicamp) Considere o sistema linear nas variáveis reais x, y, z e w,

imagem exercicio 2

Logo, a soma x + y + z + w é igual a

a) -2.

b) 0.

c) 6.

d) 8.

RESOLUÇÃO:

Como a questão nos pede a soma das incógnitas, o que podemos fazer para resolver este sistema é somar todas as equações:

I + II: x + z = 3

II + III: y + w = 5

Agora, basta somarmos essas duas equações:

x + y + z + w = 8

RESPOSTA: D

QUESTÃO 3

(Unesp) Em uma floricultura, os preços dos buquês de flores se diferenciam pelo tipo e pela quantidade de flores usadas em sua montagem. Quatro desses buquês estão representados na figura a seguir, sendo que três deles estão com os respectivos preços.

imagem exercicio 3

De acordo com a representação, nessa floricultura, o buquê 4, sem preço indicado, custa

a) R$ 15,30.

b) R$ 16,20.

c) R$ 14,80.

d) R$ 17,00.

e) R$ 15,50.

RESOLUÇÃO:

Temos que analisar as figuras e dar nome a elas para organizarmos a questão. Para isso, vamos chamar as flores de cinco pétalas de x, a menorzinha delas de y e a branca (que parece um girassol) de z.

Portanto, montando a equação de cada buquê, teremos o seguinte sistema:

imagem 2 exercicio 3

Veja que, a partir dessa organização, o que a questão nos pede nada mais é do que o valor de: 2x + 2y + z.

Tem uma maneira bem prática para descobrirmos o valor de y, que é dividir a terceira equação por 2. Ao fazer isso, ficaremos com:

x + z = 7,3

Repare que podemos usar essa nova equação e fazer uma substituição na segunda:

x + 2y + z = 12,1

7,3 + 2y = 12,1

2y = 4,8

y = 2,4

Há um caminho que nos leva a descobrir a resposta de uma maneira mais rápida. Como queremos descobrir o valor de 2x + 2y + z, vamos olhar para a primeira equação. Acompanhe o raciocínio:

2x + 2y + z = 2x + y + z + y

Observe que já sabemos o valor de y e também temos o valor de 2x + y + z, que é o 12,9 da primeira equação.

Então:

2x + 2y + z = 2x + y + z + y

2x + 2y + z = 12,9 + 2,4

2x + 2y + z = 15,3

RESPOSTA: A

QUESTÃO 4

(Fuvest) Em uma festa com n pessoas, em um dado instante, 31 mulheres se retiraram e restaram convidados na razão de 2 homens para cada mulher. Um pouco mais tarde, 55 homens se retiraram e restaram, a seguir, convidados na razão de 3 mulheres para cada homem. O número n de pessoas presentes inicialmente na festa era igual a

a) 100

b) 105

c) 115

d) 130

e) 135

RESOLUÇÃO:

Novamente, vamos organizar as informações que o enunciado nos dá:

Primeiro dado:

Segundo dado:

Repare que o número n que a questão nos pede para descobrir nada mais é do que h + m. Para tornar nossas contas mais fáceis, vamos multiplicar as frações em cruz para eliminá-las. Ficaremos com:

imagem exercicio 4

Como na primeira equação já temos o h isolado, vamos substituí-lo na segunda:

3 . (2m – 62) – 165 = m – 31

6m – 186 – 165 = m – 31

5m = 320

m = 64

Agora, basta substituir o valor de m na primeira equação:

h = 2m – 62

h = 2 . 64 – 62

h = 66

Portanto:

n = h + m = 64 + 66 = 130

RESPOSTA: D

Para aprender mais

Assista à aula abaixo com a resolução desses e de outros exercícios para aprender, de uma vez por todas, sobre sistemas lineares.

Espero que você tenha entendido melhor sobre sistemas lineares. E se quiser aprofundar seus estudos em Matemática, Química e Física, acesse o site Professor Gabriel Miranda e conheça nossos planos e cursos. Espero você!

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