Olá, pessoal! Neste post, vamos resolver juntos alguns exercícios sobre potenciação. Antes de começar, porém, vamos dar uma revisada em alguns conceitos. Acompanhe e bons estudos!
Potenciação (ou exponenciação) é a operação matemática que nos indica que há a multiplicação de fatores iguais, isto é, quantas vezes vamos multiplicar um número por ele mesmo.
A forma genérica de demonstramos isso é a seguinte:
an = a. a . … . a . a (n vezes)
- a: chamado de base, é o número que será multiplicado por ele mesmo.
- n: é o expoente, ou seja, o número que vai indicar quantas vezes multiplicaremos a base.
Um exemplo simples: 2³ = 2 . 2 . 2 = 8
Vamos lembrar agora de algumas propriedades importantes da potenciação:
- Quando o expoente for igual a zero, o resultado sempre será 1, independentemente da base.
Exemplo: 20 = 1; 17450 = 1.
- Quando temos base negativa e expoente ímpar, teremos um produto negativo.
Exemplo: (-2)³ = -8
- Quando temos base negativa e expoente par, teremos um produto positivo.
Exemplo: (-2)4 = 16
- Quando temos um expoente negativo, devemos inverter a base e mudar o expoente para positivo.
- Quando temos a potenciação de frações, tanto o denominado quanto o numerador devem ser elevados à potência indicada.
- Quando multiplicamos potências de bases iguais, devemos manter a base e somar os expoentes.
Exemplo: 4² . 4³ = 45
- Quando dividimos potências de bases iguais, devemos manter a base e subtrair os expoentes.
- Quando temos uma base e um expoente entre parênteses e existir um outro expoente fora desse parênteses, devemos manter a base e multiplicar os expoentes.
Exemplo: (4²)³ = 46
- Quando multiplicamos potências com o mesmo expoente, devemos multiplicar as bases e conservar o expoente.
Exemplo: 2² . 3² = (2 . 3)²
- Quando uma potência está elevada a outra potência, devemos manter a base e fazer a potenciação dos expoentes antes de resolver a conta:
- Quando a potência estiver elevada a um expoente fracionário, podemos transcrevê-la na forma de raíz:
Exercícios resolvidos sobre Potenciação
Questão 1
(CFTRJ) Uma bactéria tem massa aproximada de 0,000005 g, e seu comprimento estimado em 0,00018 mm. Os vírus são menores que as bactérias. Um deles tem massa aproximada de 1/3 da massa da bactéria descrita acima. A massa, em gramas, aproximada de uma população de 10000 destes vírus é:
a) 1,33×10-2
b) 1,67×10-3
c) 1,67×10-2
d) 1,72×10-3
RESOLUÇÃO:
Antes de qualquer coisa, vamos reunir as informações que o enunciado nos dá:
mB = 0,000005 g
c = 0,00018 mm
Para facilitar nossos cálculos, o primeiro passo que temos que dar é transformar todos esses números enormes em notação científica. Para isso, devemos considerar a quantidade de números à direita da vírgula. Veja que 0,000005 tem seis algarismos após a vírgula.
Note que toda vez que temos um número que começa com “0,xxxx”, nosso expoente da notação científica será negativo. Portanto:
mB = 0,000005 = 5.10-6
Então:
Essa é a massa de um único vírus. O enunciado nos pede para calcular a massa para 10000 vírus. Então:
R = 10000 . 1,67.10-6
R = 104 . 1,67.10-6
R = 1,67.10-2 g
RESPOSTA: C
Questão 2
(Cotuca) Considere as sentenças:
I. (x³)4 = x7
II. (x³)4 = x12
III. (x³)4 = x81
IV. x3x4 = x7
V. x3x4 = x12
VI. Para a, b e c números reais, se ab = ac, então b = c
São verdadeiras as sentenças:
a) I, V e VI
b) II, IV e VI
c) III, V e VI
d) I e V
e) II e IV
RESOLUÇÃO:
Vamos ver as sentenças uma a uma:
I) FALSO. Quando temos a potência de uma potência, temos que multiplicar os expoentes. Ou seja, (x³)4 ≠ x7.
II) VERDADEIRO. (x³)4 = x3.4 = x12
III) FALSO. O expoente só seria 81 se tivéssemos a potência elevada à outra potência.
IV) VERDADEIRO. Nesse caso, devemos conservar a base e somar os expoentes.
V) FALSO.
VI) FALSO. ab = ac → b = c. Repare que, se a = 0, b e c podem ter quaisquer valores. Afinal, qualquer multiplicação por 0 é igual a 0. Então não importaria quais números seriam b e c.
RESPOSTA: E
Questão 3
(IFSUL) O valor da expressão
a) 3
b) -2
c) 551/25
d) 701/25
RESOLUÇÃO:
Para resolver essa questão, temos que resolver cada potenciação individualmente. Vamos lá:
RESPOSTA: C
Questão 4
(UFRGS) Por qual potência de 10 deve ser multiplicado o número 10-3.10-3.10-3.10-3 para que esse produto seja igual a 10?
a) 109
b) 1010
c) 1011
d) 1012
e) 1013
RESOLUÇÃO:
O primeiro passo é resolver esse número enorme que o enunciado nos forneceu:
10-3.10-3.10-3.10-3 = 10-12
Agora, temos que descobrir por qual número devemos multiplicar esse valor para que o resultado seja igual a 10. Então:
x . 10-12 = 10
Veja que, para alcançarmos o resultado que a questão nos pede, temos que utilizar uma potência de base 10. Como é uma multiplicação de bases iguais, temos que somar os expoentes. E para que o resultado seja 10, a soma desses expoentes tem que ser igual a 1. Portanto:
x . 10-12 = 10¹
x = 1013
1013 . 10-12 = 10¹
RESPOSTA: E
Espero que você tenha entendido melhor a lógica que você deve utilizar para resolver exercícios sobre potenciação que caem nos principais vestibulares. Para aprender mais, assista minha live:
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