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Exercícios sobre equação do 2º grau

Exercícios sobre equação do 2º grau

A equação do 2º grau é aquela que pode ser genericamente escrita como: ax² + bx +c = 0.

A resolução desse tipo de equação geralmente envolve a chamada fórmula de Bháskara:

imagem 1

Para resolvê-la, precisamos encontrar o valor de delta, que é calculado por:

Δ = b² – 4 . a . c

Em algumas ocasiões, é mais prático resolver pela propriedade da soma e produto, que nos traz que:

imagem 2

Equação do 2º grau: exercícios resolvidos

QUESTÃO 1

(G1 – cp2) Luíza estava brincando com seu joguinho no celular, no qual uma serpente deve comer os insetos que aparecem na tela. No início do jogo, a serpente é formada por um retângulo de dimensões x mm por (5x + 12) mm e, a cada inseto que come, ela aumenta o seu tamanho em um quadrilátero de área 10 mm². Após comer 8 insetos, a serpente, totalmente esticada, representa um retângulo de área 112 mm².

As dimensões da serpente, em milímetros, no início do jogo são, respectivamente, iguais a

a) 1,6 e 20,0.

b) 2,0 e 22,0.

c) 3,6 e 30,0.

d) 4,0 e 32,0.

RESOLUÇÃO:

Como um retângulo é calculado por base vezes altura, teremos:

(5x + 12) . x

Conforme a cobra come insetos, ela aumenta. Como ela come 8 e aumenta 10 mm², vamos somar:

(5x + 12) . x + 10 . 8 = 112

Agora basta aplicar a distributiva:

5x² + 12x – 32 = 0

Temos uma equação de segundo grau pronta para usar Bhaskara. Antes, vamos calcular o delta:

Δ = b² – 4 . a . c

Δ = 12² – 4 . 5 . (-32)

Δ = 784

Repare que este número tem raiz quadrada exata: 28. Então, podemos seguir para Bhaskara:

imagem 1 exercicio 1
imagem 2 exercicio 1

Os dois valores seriam:

x1 = 1,6

x2 = -4

Note que o x2 não convém, pois estamos com medida e, portanto, ela não pode ser um número negativo. Então, vamos utilizar o x1.

Observe todas as alternativas e veja que não precisamos perder tempo com o restante da questão.

RESPOSTA: A

QUESTÃO 2

(G1 – ifpe) Um grupo de alunos do curso de mecânica decidiu comprar juntos um torno mecânico para montar uma oficina assim que se formassem. O valor de R$ 3.600,00 seria igualmente dividido por todos. Devido a alguns problemas financeiros, oito alunos que estavam no grupo desistiram, e a parte que cada um do grupo deveria pagar aumentou R$ 75,00.

Quantos alunos faziam parte do grupo inicialmente?

a) 20 alunos.

b) 16 alunos.

c) 18 alunos.

d) 24 alunos.

e) 12 alunos.

RESOLUÇÃO:

Vamos chamar de x a quantidade de alunos e y o valor que cada pessoa pagará:

imagem 1 exercicio 2

Como diminuiu o número de pessoas e houve um acréscimo no valor, temos que refazer a equação:

imagem 2 exercicio 2

Essas duas equações nos permitem montar um sistema. Então vamos substituir em uma das equações. vamos pegar a primeira equação e colocar na segunda:

imagem 3 exercicio 2

Para simplificar nossas contas, vamos dividir tudo por 75:

imagem 4 exercicio 2

Vamos tirar o MMC:

imagem 5 exercicio 2

Multiplicando em x, chegaremos a:

x² – 8x – 384 = 0

Vamos para Bhaskara. Calculando o delta:

Δ = b² – 4 . a . c

Δ = 8² – 4 . 1 . (-384)

Δ = 1600

imagem 6 exercicio 2

x1 = 24

x2 = -16

Observando o exercício, vemos que estamos tratando de quantidade de pessoas, ou seja, não podemos usar um número negativo. Vamos utilizar x1.

RESPOSTA: D

QUESTÃO 3

3. (G1 – ifsul) Um móvel de R$ 360,00 deveria ser comprado por um grupo de rapazes que contribuíram em partes iguais. Como 4 deles desistiram, os outros precisaram aumentar a sua participação em R$ 15,00 cada um.

Qual era a quantidade inicial de rapazes?

a) 8

b) 12

c) 15

d) 20

RESOLUÇÃO:

Vamos chamar de y a quantidade que cada um deve pagar e x a quantidade de rapazes:

imagem 1 exercicio 3

Com a desistência de alguns rapazes e o acréscimo do valor:

imagem 2 exercicio 3

Novamente temos um sistema. Vamos substituir:

imagem 3 exercicio 3

Dividindo tudo por 15:

imagem 4 exercicio 3

Tirando o MMC:

imagem 5 exercicio 3

Multiplicando em cruz:

x² – 4x – 96 = 0

Agora, o delta:

Δ = b² – 4 . a . c

Δ = (-4)² – 4 . 1 . (-96)

Δ = 400

Por fim, Bhaskara:

imagem 6 exercicio 3
imagem 7 exercicio 3

x1 = 12

x2 = -8

Mais uma vez, não podemos assumir o valor negativo.

RESPOSTA: B

QUESTÃO 4

(G1 – utfpr) O(s) valor(es) de m para que a equação x² + mx + 3 = 0 tenha apenas uma raiz real é(são):

a) 0.

b) ±4.

c) 12.

d) ±2√3.

e) inexistente para satisfazer esta condição.

RESOLUÇÃO:

Como temos que encontrar apenas uma raiz real, isso significa que temos que chegar a Δ = 0.

Lembrando que Δ = b² – 4 . a . c.

m² – 4 . 1 . 3 = 0

m² = 12

m = ±√12

Temos que simplificar, fatorando o 12. Assim, chegaremos a:

m = ±2√3

RESPOSTA: D

QUESTÃO 5

(G1 – utfpr) Fulano vai expor seu trabalho em uma feira e recebeu a informação de que seu estande deve ocupar uma área retangular de 12 m² e perímetro igual a 14 m. Determine, em metros, a diferença entre as dimensões que o estande deve ter.

a) 2.

b) 1,5.

c) 3.

d) 2,5.

e) 1.

RESOLUÇÃO:

Temos um retângulo de lados x e y. A partir disso:

Área: x . y = 12

Perímetro: 2x + 2y = 14 → x + y = 7

Temos um sistema. Ou seja, vamos substituir uma na outra, isolando y na segunda equação e substituindo na primeira:

x . (7 – x) = 12

x² – 7x + 12 = 0

Nesse caso, não vamos usar Bhaskara, mas soma e produto:

imagem 1 exercicio 4

x1 + x2 = 7

x1 . x2 = 12

Observando já podemos encontrar os dois valores:

x1 = 3; x2 = 4

Se y = 7 – x, se considerarmos o x1, o valor de y seria 4. Por outro lado, se usarmos x2, o y seria 3. Ambos os resultados são válidos, pois chegaremos à mesma resposta: 1

RESPOSTA: E

Para aprender mais

Assista à aula abaixo com a resolução desses exercícios para aprender, de uma vez por todas, sobre equação do 2º grau.

Espero que você tenha entendido melhor sobre equação do 2º grau. E se quiser aprofundar seus estudos em Matemática, Química e Física, acesse o site Professor Gabriel Miranda e conheça nossos planos e cursos. Espero você!

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