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Quadriláteros: Características e Exercícios Resolvidos

Quadriláteros: Características e Exercícios Resolvidos

Quadriláteros são figuras geométricas de quatro lados. Os mais importantes e suas características são:

Paralelogramo: os lados opostos são paralelos, seus ângulos opostos são congruentes e os não opostos são suplementares (somam 180º).

Sua área calcula-se por:

A = b. h

Retângulo: os ângulos medem 90º e os pares de lados opostos são iguais. A área também é dado por:

A = b. h

Losango: possui os quatro lados com mesma medida. Suas diagonais formam um ângulo reto (90º). A área do losango depende da diagonal maior (D) e da menor (d):

imagem 1

Quadrado: também possui quatro lados iguais, com ângulos internos de 90º. O encontro das diagonais do quadrado formam ângulos retos (note que um quadrado é um losango!).

O cálculo da área dá-se pelo quadrado dos lados:

A = L²

Trapézio: possuem apenas um par de lados paralelos (base menor e base maior). Sua área envolve a base maior (B), a base menor (b), a altura e os lados:

imagem 2

Lembrando que o perímetro (P) dos quadriláteros é obtido pela soma dos quatro lados.

Exercícios sobre quadriláteros

QUESTÃO 1

(IFSUL) Considere a figura:

imagem 1 exercicio 1

A área da região hachurada, em cm² , é

imagem 2 exercicio 1

RESOLUÇÃO:

Veja que o triângulo formado na imagem é um triângulo retângulo. O lado que não conhecemos (hipotenusa), que é o mesmo lado do quadrado da imagem, vamos chamar de x.

A região hachurada é a parte cinza do desenho. Note que essa figura nada mais é do que uma circunferência. Para encontrar essa área, temos que fazer alguns cálculos envolvendo o triângulo e o quadrado da figura.

É mais fácil começarmos pelo triângulo retângulo:

x² = 8² + 6²

x = 10 cm

Esse valor da hipotenusa é o mesmo dos lados do quadrado da imagem. Feito isso, repare que a figura que nos dá a região hachurada não é uma circunferência completa. Temos apenas três porções do que seria essa forma geométrica.

Assim, podemos calcular a área dessa circunferência inteira, descontar a área do quadrado e, depois, considerar apenas três quartos dela. Só que para calcular a área dessa circunferência, precisamos conhecer seu raio.

Veja que o diâmetro do círculo nada mais é do que a diagonal do quadrado. E, como vimos, essa medida é calculada por: d = l√2. Nesse caso, portanto: d = 10√2. Como esse é o diâmetro da circunferência, o raio é metade disso: R = 5√2

Assim, já podemos calcular a área que buscamos. Lembrando: três quartos da área da circunferência menos a área do quadrado:

imagem 3 exercicio 1

RESPOSTA: B

QUESTÃO 2

(ESPM) Na figura abaixo, ABCD é um retângulo e ADE é um quadrante de círculo de centro D. Se o lado AB e o arco AE têm comprimentos iguais a π cm, a medida da área sombreada, em cm² , é:

imagem 1 exercicio 2
imagem 2 exercicio 2

RESOLUÇÃO:

Note que a área sombreada é um quarto de uma circunferência. Sabemos que o comprimento de uma volta completa ao redor de um círculo equivale a 2πR. Se damos apenas um quarto de uma volta, teremos que o arco AE (que vale π) será:

imagem 3 exercicio 2

Vamos descobrir o valor do raio, isolando R:

R = 2 cm

Observe que 2 cm é o tamanho dos segmentos AD e ED. Agora, basta calcular a área do retângulo e subtrair a área do quarto de círculo que temos:

AR = b . h = π .2 = 2π cm²

imagem 4 exercicio 2

AC = π cm²

Portanto, a área sombreada será:

AR – AC

2π – π = π cm²

RESPOSTA: B

QUESTÃO 3

(IFSP) Considerando que as medidas de dois ângulos opostos de um losango são dadas, em graus, por 3x + 60° e 135° – 2x, a medida do menor ângulo desse losango é

a) 75°.

b) 70°.

c) 65°.

d) 60°.

e) 55°.

RESOLUÇÃO:

Vamos desenhar para entender melhor:

imagem 1 exercicio 3

Vamos lembrar que, no losango, os ângulos opostos são iguais. Ou seja, podemos igualar os dois ângulos que a questão nos deu:

3x + 60 = 135 – 2x

x = 15º

Vamos substituir:

3x + 60 = 3 . 15 + 60 = 105º

Como os ângulos opostos são iguais, já sabemos que o ângulo de baixo também vale 105º. Agora, basta lembrarmos que os ângulos que se seguem são suplementares, ou seja, somam 180º. Ou seja, α = 75º.

RESPOSTA: A

QUESTÃO 4

(CFTRJ) Quais são, respectivamente, as medidas dos ângulos X e Y na figura abaixo, sabendo que E é o ponto médio do segmento AD e que BCDE é um losango?

imagem 1 exercicio 4

RESOLUÇÃO:

Primeira informação: se E é ponto médio de AD, isso significa que ele divide o segmento pela metade. Como temos um losango (BCDE), isso significa que todos os lados são iguais, isto é, todos têm a mesma medida de DE.

Vamos lembrar do exercício anterior: os ângulos que se seguem são suplementares. Ou seja:

y = 68º

Para descobrir x, temos que reparar que o triângulo da figura é do tipo isósceles, pois tem dois lados iguais (EB e EA). Assim, podemos dizer que ele também possui dois ângulos iguais. Nesse caso, o ângulo de cima (no vértice B) também valerá x.

A partir disso, vamos lembrar que, toda vez que temos um ângulo externo em um triângulo, ele será igual à soma dos outros dois ângulos internos não adjacentes (que não fazem fronteira com ele). Nessa figura, ambos são x.

Sendo assim:

x + x = 68º

x = 34º

QUESTÃO 5

(UDESC) No paralelogramo ABCD, conforme mostra a figura, o segmento CE é a bissetriz do ângulo DCB.

imagem 1 exercicio 5

Sabendo que AE = 2 e AD = 5, então o valor do perímetro do paralelogramo ABCD é:

a) 26

b) 16

c) 20

d) 22

e) 24

RESOLUÇÃO:

Se CE é a bissetriz do ângulo DCB, isso significa que ele divide o ângulo formado naquele canto da figura exatamente ao meio. Vamos chamar cada metade de θ.

Observe agora os lados de cima e de baixo do paralelogramo são, obviamente, paralelas. Quando temos duas retas paralelas cortadas por uma transversal, teremos ângulos alternos e internos. Assim, o ângulo que se forma no ponto E também vale θ.

Repare que temos, então, um triângulo isósceles, isto é, os lados EB e BC são iguais. E como temos um paralelogramo, AD será igual a BC. Portanto, BC = 5. Seguindo: se EB tem a mesma medida de BC, também temos que EB = 5.

Dessa forma, descobrimos que DC = 7. Para calcular o perímetro, basta somar os lados:

5 + 7 +5 + 7 = 24

RESPOSTA: E

Para aprender mais

Assista à aula abaixo com a resolução desses exercícios para aprender, de uma vez por todas, sobre quadriláteros.

Espero que você tenha entendido melhor sobre quadriláteros. E se quiser aprofundar seus estudos em Matemática, Química e Física, acesse o site Professor Gabriel Miranda e conheça nossos planos e cursos. Espero você!

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